Blog Cerâmica Montezuma Tijolos 8 Furos

  • 13 / Jun / 2022

Aprenda calcular a quantidade de tijolos

Saber calcular a quantidade de tijolos em uma obra é essencial para economizar e evitar os desperdícios que acontecem em diversas obras. Para você aprender um pouco de como se deve calcular a quantidade de tijolos a equipe SuaObra, preparou essa dica de como é feito esse cálculo. Assim você terá o conhecimento de quanto irá gastar em material e financeiro em cada ambiente do seu imóvel. E para garantir o melhor preço com melhor qualidade, solicite aqui um orçamento grátis em tijolos.

 

Tijolos por metro


Para calcular a quantidade de tijolos, é necessário saber a dimensão do espaço e a dimensão do tijolo escolhido. Nesse caso, a regra é simples, quanto menor o tijolo escolhido, maior será sua quantidade. A quantidade de tijolos por metro é diretamente proporcional ao tijolo escolhido, e você deve ficar atento as características dos tijolos descritas a seguir, que interferem na quantidade de tijolos por metro:

  • Tipo e tamanho do tijolo escolhido
  • Número de furos
  • Tamanho da área utilizada
  • Dimensões dos tijolos

Para iniciar a equação e começar a calcular a quantidade de tijolos é essencial que conheça as dimensões dos principais tijolos existentes no Brasil, sendo eles de 6, 8 e 9 furos, com as seguintes dimensões e áreas da face:

  • 6 furos – 9 x 14 x 19 – 0,0252 m²
  • 8 furos – 9 x 19 x 19 – 0,0361 m²
  • 9 furos – 11,5 x 14 x 24 – 0,0336 m²

6 furos

O primeiro tijolo que apresentaremos para você calcular a quantidade de tijolos é o de 6 furos, esse tipo é usado com frequência em residências. Para entender melhor o cálculo é essencial saber que ele é utilizado em pé na obra, sendo as dimensões da face que nos interessa de 14 x 19, chegando na área de 0,0252 m². Com isso, você deve calcular o número de tijolos a cada m².

  • 1m² / 0,0252m² = 39,68 tijolos.

Nesse caso deve ser arredondado para cima o valor de tijolos, logo nos tijolos de 6 furos você deve usar em média 40 tijolos por metro quadrado.

8 furos


O tijolo de 8 furos tem seu uso mais predial, e possui uma grande quantidade de quebras durante o transporte e obra, devido sua maior fragilidade. O cálculo dele é bastante simples também, sendo sua face com 0,0361 m², em 1 m² deve ser utilizado 28 tijolos.

Image

00 %

Clientes Satisfeitos

Image

+ 00

Alunos Bombeiros Civis

Image

+ 00

Empresas atendidas

Image

+ 00

Experiência